Foto: Cervejaria Macchina (Divulgação)
Denys (a partir da esquerda), Vasco e Fábio querem ampliar a produção do estilo Wheat Wine Ale
A produção de cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Apreciadores buscam novos estilos e tipos, seja para matar a sede ou combinar com diferentes gastronomias. Num amplo leque de variedades da bebida, há alguns ainda pouco explorados quando se fala em produção. E foi justamente em uma pouco comum no país que três amigos de Santa Maria resolveram apostar. A ideia deu tão certo que o trio participou do Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado no começo do mês, em Blumenau (SC), e já ganhou o reconhecimento pela conquista de uma medalha.
Empresa de informática do Recife estuda abrir filial em Santa Maria
Os amigos Denys Coelho, Fabio Guarda e Tiago Vasconcellos (Vasco) se conheceram justamente pelo gosto em comum por cervejas artesanais diferenciadas. No ano passado, eles criaram a Macchina Cervejeira e passaram a produzir a bebida, principalmente o estilo Wheat Wine Ale, um tipo de cerveja de tom dourado, com um gosto forte e intenso, principalmente devido ao teor alcoólico superior ao normal, 9,6%.
Os cervejeiros levaram a bebida produzida ao concurso com a intenção de ter uma avaliação inicial dos especialistas. Só que o resultado foi maior do que o esperado.
- Enviamos uma amostra para termos um feedback dos julgadores e apreciadores do ramo, e melhorar a cerveja na medida do possível. Conquistar um prêmio foi uma surpresa para todos nós - conta Denys Coelho.
Entre os 2.859 rótulos inscritos, representando 475 cervejarias brasileiras e se dividiram em 148 estilos diferentes de cervejas, o estilo Wheat Wine Ale de Santa Maria levou a medalha de bronze da categoria.
Projeto cria bateria para armazenar energia solar
O hobby dos amigos agora mudou de foco. Conforme Coelho, o objetivo do trio é aperfeiçoar a produção da cerveja artesanal e levar o estilo, que é consumido apenas entre amigos, aos bares e supermercados da cidade. A comercialização do produto deve iniciar em prazo de cerca de 60 dias. No momento, os cervejeiros, que atuam em diferentes áreas profissionalmente, estão investindo em equipamentos e inovações para ampliar a produção. Atualmente, as cervejas da Macchina Cervejeira são produzidas pela Zagaia Brewery, estabelecimento situado em Itaara.
- Vamos correr em busca de novas medalhas não apenas para a Wheat Wine, mas também para outros rótulos já em produção - projeta Denys.
Mais do que vender cervejas, o trio também pretende fomentar a cultura da cerveja artesanal, oportunizando que outros cervejeiros também possam produzir seus rótulos.